logo Mobills

Calculadora de Hora Extra

As horas extras são todo e qualquer tipo de hora excedente de trabalho após o fim da sua jornada de expediente.

Ícone de Calculadora Mobills
Cálculo de Hora Extra
R$
Resultado
Horas Extras
Salário base (bruto)
Total de horas extras normais
Total de horas noturnas
Total de horas extras 100%
Compartilhar resultado
Clique no botão para copiar o link abaixo:
Ou compartilhe direto nas redes sociais:
*Os resultados dessa calculadora são simulações. Podendo assim, sofrer divergências causadas por mudanças nas regulamentações e taxas. Esta página tem caráter informativo, sem valor legal. Portanto, não dispensa a consulta de um profissional da área.
*Os resultados dessa calculadora são simulações. Podendo assim, sofrer divergências causadas por mudanças nas regulamentações e taxas. Esta página tem caráter informativo, sem valor legal. Portanto, não dispensa a consulta de um profissional da área.

Como usar a calculadora de hora extra?

A hora extra dá a possibilidade de estender o horário antes acordado entre o colaborador e a empresa de uma forma legal, e a empresa precisa remunerar o seu colaborador de acordo com o tempo trabalhado a mais. Porém é preciso ficar atento ao cálculo dessas horas, pois existem situações em que o valor pode dobrar em relação às horas trabalhadas dentro da jornada.

Para utilizar a calculadora de hora extra basta seguir o passo a passo:

  • Informe o seu salário bruto: O primeiro campo diz respeito ao seu salário base, ou seja, o valor bruto do seu pagamento. Essa informação pode ser encontrada em seu contracheque. Lembre-se de considerar o valor mais recente.
  • Informe a sua jornada mensal: No segundo campo, você deverá informar o total de horas mensais em sua carga horária. Para encontrar o valor, você só precisa considerar a jornada mensal multiplicada por 5, que é a quantidade máxima de semanas que um mês pode ter. Por exemplo, se sua carga semanal for de 44 horas, sua carga mensal será de 220 horas.
  • Quantidade de horas extras normais: Neste campo, você deverá preencher com o total de horas extras trabalhadas em dias úteis e entre às 5 horas e 22 horas de um determinado dia, pois suas horas fora desse horário deverão entrar no próximo campo, de horas noturnas. O cálculo das horas extras normais tem um adicional de 50%.
  • Quantidade de horas extras noturnas: Aqui entram suas horas trabalhadas no período noturno, que é considerado a partir das 22 horas e vai até as 5 horas do dia seguinte. A separação é importante pois o valor da hora noturna tem um adicional de 20% em relação às horas normais.
  • Quantidade de horas extras 100%: Agora informe o número de horas extras trabalhadas em domingos e feriados. Essas horas são chamadas de “100%” porque como domingos e feriados não são considerados dias úteis, você recebe o dobro da hora normal de trabalho. No entanto, se o seu contrato de trabalho prevê o trabalho aos domingos, não há o recebimento dessas horas no regime de 100%.

Se no seu caso não tiver algum dos tipos de horas, basta digitar o número 0 (zero) e a calculadora reconhece.

Com os campos preenchidos, basta clicar em "calcular" e a calculadora apresentará o valor bruto de horas extras a receber referente ao período considerado. Vale ressaltar que o valor é bruto, portanto ainda não foram descontados os tributos como Imposto de Renda ou INSS.

.